[FIXO] Glossário LT

Discussão sobre lanternas em geral
Avatar do usuário
Dioni
Flashaholic
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Mar 2015, 07:54
Localização: Passo Fundo-RS
Contato:

[FIXO] Glossário LT

Mensagempor Dioni » 06 Mar 2015, 19:22

Aqui você encontrará os TERMOS e SIGLAS mais utilizados no nosso Fórum Lanternas Táticas e, do mesmo modo, no mundo das lanternas. Já foram feitas críticas sobre a utilização de termos técnicos em inglês, mas gostaríamos de informar-lhes que isto vem de uma formação de conhecimento baseada basicamente no CandlePowerForums, o maior fórum mundial sobre lanternas e que é em inglês. Portanto, embora alguns termos tratados sobre lanternas possuam tradução fácil para o português, é difícil para alguns lidar com essas traduções e nem deve ser o foco da discussão.

A dica é que não insistam para que os membros utilizem termos em português. Basta clicar aqui e ver a tradução do termo ou sigla e aprender sobre as palavras mais comuns que cercam o mundo internacional das lanternas.

Espero que seja útil! :34:

Agradecimentos especiais aos seguintes membros:
Fabrizio Ferranini e Gabriel Santos, que ajudaram muito na elaboração dos termos. Obrigado por ajudarem na construção desse tópico!

Abraço a todos: Junto somos melhores!
:32:

Avatar do usuário
Dioni
Flashaholic
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Mar 2015, 07:54
Localização: Passo Fundo-RS
Contato:

TERMOS

Mensagempor Dioni » 06 Mar 2015, 19:22

Acionamento tático ou Tactical switch: é uma tampa traseira que oferece dois modos de acionamento: girando-o para modo de luz contínua, ou pressionando um botão para a função de luz momentânea (a luz é interrompida instantâneamente quando se tira o dedo desse botão, isso caracteiíza o modo tático). Também permite travá-lo afim de evitar acionamento acidental. Esse acionamento foi inventado e patenteado pela SureFire no começo dos anos 80. (Vide Twisty)

Aspherical lens: Uma lente com uma face convexa muito utilizada para concentrar o foco e convergir a luz em um determinado angulo.

Beamshots: São fotos que demonstram a lanterna em ação.

Bezel: É a cabeça da lanterna, parte onde vão o refletor (ou lente) e o emissor de luz (incandescente ou LED)

Bi-pin: Bulbo incandescente com encaixe de pino duplo.

Bored: Significa uma variação da palavra bore (diâmetro) e é usado para descrever lanterna que tiveram seu diâmetro interno aumentado para usar baterias maiores (normalmente bateria de 18mm como as 18650) ou outros adaptadores.

Borofloat: Vidro especial para altas temperaturas.

CeraKote: Inclui-se também o DuraCoate. É um tratamentos com polímeros que se aplica em metais no lugar da anodização e outros acabamentos, usado em algumas lanternas, armas de fogo e equipamentos militares. Existem diversas variações com propriedades diferentes.

ChemKote: Camada de proteção usada nos tubos de baterias nas melhores lanternas do mercado. Antigamente era de cor dourada, hoje é da cor natural do alumínio.

Clicky: Tampa que liga e desliga pressionando um botão e que oferece acionamento momentâneo se presisonado levemente.

Drop-in: Muito utilizado no mundo das lanternas para designar um composto de de fonte-de-luz + refletor. (Ex. Surefire P60 LA, Malkoff M61...). Em geral indica uma fonte de luz substituível que não exige maiores ajustes para funcionar.

DuraCoate: (Vide CeraKote).

Flashaholic: Termo para definir entusiastas de dispositivos emissores de luz.

Flood: Foco bem aberto, ideal paracurtas distâncias.

Heatsink: Peça acoplada nas partes mais quentes das lanternas de LED afim de dissipar calor e evitar a queima do circuito e do próprio emissor.

Holster: Coldre ou porta lanterna.

Host: É um corpo de lanterna ou outro utilizado como “hospedeiro” para um sistema de iluminação não original daquele corpo.

Hotwire: Lanternas artesanais de altíssima potência, geralmente incandescentes.

Kelvin: Unidade da Física utilizada para expressar temperatura. Nas lanternas, sempre indica a coloração da luz emitida. (Também pode ser medida em Cº).Quanto mais alta a temperatura de cor (+kelvins), mais azul é sua tonalidade, quanto mais quente (-kelvins) mais amarela/avermelhada é sua tonalidade. Não se refere ao calor físico da lâmpada, apenas a tonalidade de cor que ela entrega no ambiente.

Li-ion: Íon de lítio.

Lumen: Unidade utilizada pela Física para medir de fluxo luminoso. Nas laternas, indica a luz emitida.

Lux: Unidade utilizada pela Física para demonstrar o iluminamento de uma área. Nas lantenas, indica quanto de luz pode incidir sobre uma determinada área a uma determinada distância.

Malkoff: Marca fundada por Gene Malkoff, um entusiasta que começou construíndo módulos artesanais de upgrade para SureFire. Hoje é um nome forte no mercado "premium" e tático, possuíndo uma linha completa de lanternas próprias de alta qualidade e performance. Suas criações difícilmente param no estoque.

McClicky: Mecanismo criado por McGizmo feito para botões twisty da SureFire transformando-os em Clicky.

McGizmo= Trata-se de Don McLeish, fabricante de lanternas artesanais de altíssímo nível de acabamento e qualidade. Verdadeiras jóias do mundo das lanternas custom.

Mount: Acessório para acoplar lanternas em armas de fogo e outras superfícies

Potted: Bulbo incandescente de soquete.

Pyrex: Vidro especial para altas temperaturas similar ao Borofloat mas feito por outra empresa.

Reverse clicky: Tampa ou botão reverso mais simples que liga e desliga por botão, mas não oferece nenhum tipo de luz momentânea.

Runtime: Tempo que as baterias duram com a lanterna ligada em determinada potência ou modo. Cada fabricante faz a medição usando parâmetros diferentes.

Switch: Botão de acionamento.

Throw: Significa "arremesso de luz". Muito utilizado para descrever o tipo de foco.

Type II: anodização comum, "mole".

Type III: anodizição dura.

Tailcap: É a tampa traseira da lanterna. Muitos tem o botão de acionamento.

Turbo-Head: Cabeça de lanternas com medidas maiores que as originais, a fim de proporcionar um maior aproveitamento da luz emitida pela lanterna.

Twisty: Tampa que liga e desliga girando, mas também oferece acionamento momentâneo por um botão.

Avatar do usuário
Dioni
Flashaholic
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Mar 2015, 07:54
Localização: Passo Fundo-RS
Contato:

SIGLAS

Mensagempor Dioni » 06 Mar 2015, 19:22

ANSI: American National Stardards Institute. Instituto de medidas dos EUA (como o nosso INMETRO). Possuem procedimento padronizado para medir lumens dando em geral medidas mais precisas do que outras técnicas.

AW: Fabricante artesanal de bateri¬¬¬as recarregáveis de altíssima qualidade, o único que fabrica baterias específicamente para lanternas.

BK: Black. Cor preta. Geralmente essa sigla é usada para descrever o acabamento da lanterna, muitas vezes junto com outra sigla: BK-HA (cor preta, anodização tipo III)

CPF: Candle Power Forums, o maior do mundo forum sobre lanternas.

CPFMP: Candle Power Forums - Market Place, seção de "classificados" do CPF.

CRI: Color Rendering Index. Índice de reprodução de cor é uma medida da capacidade de uma fonte luminosa reproduzir as cores fielmente em comparação com uma fonte de luz natural ou ideal.

D26: Padrão de módulos (LED ou incandescente), com 26mm de diâmetro. (Vide P60)

EDC: Every Day Carry. Termo usado algo carregado diuturnamente. Também usado para descrever todo equipamento ou acessório portátil ou muito compacto, e que é discreto o suficiente para se portar diariamente sem restrições.
D36: Padrão de módulos (LED ou incandescente), com 36mm de diâmetro.

HA: Hard Anodizing, anodizagem tipo 3"dura", especificação militar.

HID: High Intensity Discharge. Espécie de lâmpada sem resistência emitindo luz a partir de uma descarga e incandescência de gases. Vulgarmente conhecido no Brasil como “Xenon”.

HOLA: High Output Lamp Assembly. O LA de maior intensidade disponível para determinado modelo de lanterna, geralmente SureFire ou artesanais (ex: MN16, MN21, MN61, IMR-M3T, IMR-M6, WA1185)

IMR: Lítio Manganês, baterias recarregáveis que aguentam altas cargas e descargas de corrente. Usadas em lanternas e ferramentas elétricas de alta amperagem. Também denominado como LiMN.

IR: Infrared, infravermelho.

IS: Integrating Sphere. Equipamento profissional para medir a quantidade total de lumens reais de um emissor de luz. O único capaz de medir lumens de maneira científica.

LA: Lamp Assembly, conjunto que lâmpada embutida no refletor. Muito usado nas SureFire incandescentes.(exemplo: P60, P90 etc)

LED: Light Emitting Diode, diodo emissor de luz.

LiCo: Lítio Cobalto, é o mesmo que Li-Ion. São as baterias de Ion de Lítio mais populares, a mesma que equipa laptops e a maioria das lanternas recarregáveis. Também denominado como LiCo02.

LiMN: (Vide IMR).

LiPo: Lítio Polímero, são baterias perecidas com as Li-Ion comum, mas vem formas de pastilhas ou blocos retângulares ao invês de cilindros. Possuem algumas características superior as Li-Ion, são populares em celulares, smartphones e palmtops e nos hobbies de aeromodelimo/automodelismo. Mas quase nunca são usadas em lanternas. Também denominadas como Li-poly.

LOLA: Low Output Lamp Assembly. O LA de menor intensidade disponível para determinado modelo de lanterna, geralmente SureFire ou artesanais (ex: MN15, MN20, MN60, HO-M3T)

LOTC: Lock-Out Tailcap, tampa traseira que trava impossibilitando acionamento acidental.

LT: Sigla do Fórum Lanternas Táticas.

MP¹: Mensagem Privada, também usado a sigla PM (Private Message).

MP²: Mesmo que CPFMP.

OP: Original Poster, criador do tópico.

OTF: Out The Front, a quantidade de lumens totais final incluindo as perdas.

P60: Padrão de módulos (LED ou incandescente), também chamados "D26" por terem 26mm de diâmetro. Constituído de refletor ou lentes integrado ao bulbo ou LED, desenvolvido pela SureFire.

ROP: Roar of the Pelican, modificação simples de Maglite usando bulbos Pelican da lanterna "Big D".

S: Strobe. As vezes indica a existência de modo estrobo em determinada lanterna.

SF: Surefire.

TIR: Total Internal Reflection, lente colimadora de luz que dispensa refletor. Oferece foco concentrado e maior alcance comparado a refletor de mesmo tamanho.

TIROS: Total Internal Reflection Optic System, mesmo que TIR.

UCL: Ultra Clear Lens, lente ultra transparente, cerca de 98%.

WA: Welch Allyn, fabricante de excelentes bulbos incandescentes muito utilizado em equipamentos médicos. A maioria deles no formato Bi-pin. Geralmente a nomenclatura vem seguido do número do modelo, Ex. WA1185, WA1111, WA1331.

WH: White, cor branca. Usado para descrever a cor do LED em modelos que possuem opções de LEDs coloridos. Ex: BK-HA-WH (cor preta, acabamento HA ou tipo III, LED branco)

Em construção...

Avatar do usuário
cleverson
Enlightened
Mensagens: 48
Registrado em: 08 Mar 2015, 15:59

Re: [FIXO] Glossário LT

Mensagempor cleverson » 09 Mar 2015, 11:53

SIGLA
CXEMF- comprei xing e me ferrei

Avatar do usuário
Chico
Flashaholic
Mensagens: 105
Registrado em: 06 Mar 2015, 10:01
Localização: Fortaleza - Ceará

Re: [FIXO] Glossário LT

Mensagempor Chico » 09 Mar 2015, 11:58

hahaha! Essa é boa! :16:
"Uma boa lanterna sempre é melhor que uma lanterna mais potente!"

Avatar do usuário
Dioni
Flashaholic
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Mar 2015, 07:54
Localização: Passo Fundo-RS
Contato:

Re: [FIXO] Glossário LT

Mensagempor Dioni » 09 Mar 2015, 13:34

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :19:


Voltar para “Geral”

Quem está online

Usuários neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron